News Latest:
     
Aspectos Psicológicos a serem Observados pelos Traders e Investidores em Geral PDF Imprimir E-mail
  1. Quando todo mundo estiver entusiasmado sobre o mercado você deve ser extremamente cauteloso. O preço das ações não está apenas baseado em valores econômicos, mas também por fatores psicológicos que influenciam as multidões.
  2. Cuidado com as opiniões e dicas de outras pessoas. Elas podem influenciar o seu próprio julgamento e impedir que você raciocine de maneira clara.
  3. Tenha cuidado com o instinto de manada, ou seja, a tendência dos indivíduos se adaptarem as opiniões prevalentes.
  4. Evite o excesso de negociações, elas podem causar extrema ansiedade e perdas.
  5. Cuidado com a sobre confiança em suas próprias habilidades. As pessoas que acham que são melhores que as outras pessoas devem saber que isto é estatisticamente impossível.
  6. Cuidado com a tendência que as pessoas tem de julgar fatos presentes a partir de fatos passados. Quando nós vemos algo que nos parece familiar nós formamos uma heurística que nos ajuda a aprender. No entanto, a relação que fazemos do passado com o presente não é sempre válida e as conclusões tiradas a partir dai nos levam a enganos.
  7. Psicologicamente os seres humanos não foram criados para aceitar toda aleatoriedade que encontramos no universo. É muito desconfortável admitir que os mercados sejam randômicos e que não existe uma causa identificável para todos os eventos. Os indivíduos possuem uma profunda necessidade de saber por que as coisas acontecem. É exatamente ai, que os oportunistas entram dando conselhos que na maioria das vezes confundem mais do que trazem esclarecimentos. 
  8. Os seres humanos possuem a tendência de descartar qualquer notícia que vá de encontro a suas próprias opiniões o que os psicólogos chamam de dissonância cognitiva, ou seja, o desconforto que encontramos quando as evidencias entram em confronto com nosso ponto de vista nos mostram que não somos tão bons quanto pensávamos. Nós temos a tendência natural de minimizar esse desconforto, o que os impede de reconhecer nossa sobre confiança.
  9. Quando alguém está perdendo em uma ação o seu orgulho o impede de vender aquela ação. Todo investimento possui um componente emocional e financeiro que o impede de ser avaliado objetivamente. Quando você está perdendo a tendência é comprar mais daquela ação na esperança de que quando ela recobrar o seu valor você irá recuperar a perda. É difícil para o ser humano admitir que ele fez um péssimo investimento e o mais difícil ainda é admitir seus erros para os outros. Para ser um investidor de sucesso você não tem outra opção a não ser reconhecer os seus erros.
  10. Não conte a seus amigos sobre suas negociações. Aumentar as suas expectativas o fará mais relutante em admitir seus erros e fracassos.

 

 

Home Broker

Home Broker é a forma de negociação de papéis em bolsa de valores pelo meio de ordens emitidas em meio eletrônico para corretoras de títulos mobiliários regularmente credenciadas.Saiba Mais

Day Trader

Tipo de corretores identificados pelo seu estilo de intervenção, que consiste em manter posições abertas apenas durante o dia, encerrando no final de cada dia qualquer posição que detenham. Saiba Mais

Candlestick

O Gráfico de candles, também chamado gráfico de velas, popularizou-se na década de 90 com os trabalhos de Steven Nison, autor do famoso livro Japanese Candlestick Charting Techniques. Saiba Mais